NeoSolo - Agroanálise

Informativos

Wednesday, April 19, 2017 - 11h04

Importância da análise química e física.

A importância da análise química do solo é a de avaliar a fertilidade do solo e verificar a quantidade de elementos químicos nele presente, em razão de que a análise influencia na qualidade de todo processo agrícola. A partir do resultado do laudo é feita a prescrição para o uso prudente de fertilizantes e corretivos, possibilitando maior produtividade e ao mesmo tempo lucratividade ao agricultor, além de um maior cuidado com o meio ambiente. 

A análise física (também chamada granulométrica ou de textura) tem a finalidade de determinar as quantidades de areia, argila e silte no solo. Esta análise é importante para avaliar a capacidade do solo de reter água afetando diretamente a capacidade de retenção de nutrientes.

É importante realizar a análise química e a análise física em conjunto, pois assim a avaliação da produtividade do solo poderá ser mais precisa.

Abaixo a tabela mostra a função dos nutrientes nas plantas, pois cada macro e micronutriente são essências ao crescimento das plantas e importantes para todo o processo agrícola.

 

 

Fonte: Conhecendo o solo. Beatriz Monte Serrat [et al.], 27 p., UFPR/Setor de Ciências Agrárias/ Departamento de Solos e Engenharia Agrícola. Curitiba, 2002.