NeoSolo - Agroanálise

Informativos

Monday, December 18, 2017 - 14h12

Diagrama ilustrativo das etapas da Análise Foliar

Importância da Análise Foliar:

A análise foliar é importante pois revela deficiências ou excesso de nutrientes na folha, além de diagnosticar um problema nutricional não identificado visualmente.

A análise foliar é uma das técnicas utilizadas para a avaliação do estado nutricional das plantas, na qual ela complementa as informações fornecidas pela análise de solo.

 

ETAPAS:

1-Coleta da Amostra:

Ao coletar a amostra que será enviada ao laboratório para análise, é importante verificar as regras de coleta específica de cada cultura, pois cada cultura tem sua recomendação técnica de coleta, como por exemplo, a época, número e tipos de folha, entre outras indicações.

 

2-Envio da amostra ao laboratório:

As folhas devem ser acondicionadas em sacos de papel e com os dados devidamente preenchidos antes de serem enviadas ao laboratório:

Solicitante

Proprietário (nome do proprietário e/ou nome do arrendatário):

Propriedade

Município

Cultura/Variedade

Data da coleta da amostra

Data da última aplicação de produtos químicos

Telefone para contato

 

Após a amostragem, é importante enviar as amostras ao laboratório o mais breve possível. Caso não seja possível o envio imediato, conservar na geladeira até a possibilidade de envio da amostra.

 

3-Preparo da Amostra

Ao chegar no laboratório, a amostra é registrada, passa pela descontaminação, secagem, moagem e então a amostra está pronta para a determinação dos nutrientes.

 

4-Análise química

Através da digestão química das folhas será possível a determinação dos nutrientes: P, K, N, Ca, Mg, S, B, Mn, Fe, Cu e Zn.

 

5- Laudo

Com o laudo pronto com os resultado da análise química, é possível verificar a ocorrência de deficiências, toxidez ou desequilíbrio de nutrientes.